NOTÍCIAS

Festa na Zona Norte, o Zeca é Série C!

Há dias que precisam de destaque no calendário. Aqueles dias em que a simples lembrança nos traz alegria e a certeza de ter vivenciado a história sendo feita. Neste domingo, 8 de julho de 2018, definitivamente, um dos capítulos mais gloriosos da história do São José foi escrito no Passo d'Areia. O Zeca está classificado para o Brasileiro Série C de 2019. Foi com uma vitória por 2 a 0, sofrida como sempre são os jogos históricos, e com gols do goleirão Fábio, de pênalti, e Márcio Jonatan, de cabeça, que o São José passou pelo Linense e se classificou às semifinais do Brasileiro Série D com a melhor campanha de toda a competição. 
"Nós pensamos joo a jogo, e acho que isso foi fundamental para amadurecermos nosso time e termos segurança em cada passo que tivemos nesta caminhada. Pensamos em ser melhores a cada dia, e o objetivo traçado lá no começo da temporada foi conquistado. Vamos comemorar, curtir nossas famílias, festejar, e depois pensar na busca deste título", disse, após o jogo, o técnico Rafael Jaques.
A frase, em meio à coletiva de imprensa, trazia consigo o alívio de 90 minutos intensos. O São José encontrou um adversário disposto a defender a vantagem construída em Lins, de 1 a 0, de qualquer forma. O que o Zeca encontrava diante de si, ao tentar abrir espaços no primeiro tempo, era um adversário fechado, bloqueando, literalmente, qualquer possibilidade de penetração em sua área. Ainda assim, logo aos três minutos de jogo, por pouco Kelvin não surpreendeu os paulistas. Depois de tabelar com Márcio Lima, tentou a conclusão de primeira dentro da área, mas a bola passou sobre o gol.
Não, aquele não era o início de um bombardeio do Zeca. Era o início de um cerco, mas com poucas conclusões a gol. Está certo que o adversário também não esboçava qualquer possibilidade de chegar ao gol.
O intervalo foi providencial. No vestiário, a conversa entre os jogadores fez o cenário mudar completamente. Aquele time que cercava o adversário, circulava a bola, mas não conseguia infiltrações, voltou ao campo com muito mais empenho.
"Tínhamos um plano de alongar as jogadas pelos lados. No segundo tempo, funcionou muito mais, e tivemos o resultado", comenta Rafael Jaques.
Foi justamente por um destes lados que a jogada do primeiro gol surgiu. Atento à sobra da defesa, o lateral-esquerdo Xaro desprendeu-se da marcação e entraria livre na área se não fosse derrubado: pênalti.
Era o momento do capitão Fábio escrever, definitivamente, o seu nome na história dos heróis do São José. Mais uma vez, caminhou lentamente para o lado oposto do campo e cobrou o pênalti com perfeição, alto e longe do alcance do goleiro: 1 a 0.
O resultado já garantia, pelo menos, a decisão nos pênaltis. Pelo visto, isso não chegava a incomodar os visitantes, que seguiram se defendendo. O São José, por sua vez, aumentou a pressão. Logo na sequência, Márcio Jonatan levou um chega pra lá do zagueiro dentro da área, mas a arbitragem não viu pênalti. Somente aos 20 minutos o Linense chegou forte ao ataque, mas Fábio fez grande defesa.
A resposta veio da melhor forma possível. Aos 27, Kelvin recebeu de Matheusinho na entrada da área e, na sua especialidade, soltou o chute alto e cruzado. O goleiro conseguiria defender, não fosse a presença do símbolo da garra e empenho deste time. O atacante Márcio Jonatan saltou para a bola e testou para o gol: 2 a 0.
O Zeca ainda conseguiu, depois do gol que garantia a classificação, algumas arrancadas rápidas que poderiam até mesmo resultar em um placar mais confortável. O Linense, porém, partiu para o tudo ou nada. Na primeira chegada, Rafael Goiano, de atuação impecável, espanou para fora. Já nos acréscimos, uma combinação fez com que a bola chegasse a um atacante do Linense na entrada da área. Ele concluiu de primeira sobre o gol.
Além do Zeca, também conquistaram a classificação às semifinais e ao acesso, o Treze-PB e o Imperatriz-MA. Nesta segunda, Ferroviário e Campinense decidem a última vaga. Se os cearenses do Ferroviário se classificarem com uma derrota no tempo normal e vitória nos pênaltis, elles serão os adversários do São José nas semifinais. Com qualquer outro resultado, o Zeca enfrentará o Imperatriz em jogos de ida e volta, com a decisão, mais uma vez, no Passo.
A conquista deste domingo é inédita na história do clube. Foi o primeiro acesso nacional. O Zeca já havia jogado a Série C, mas no antigo modelo, quando ainda não havia sido criada a Série D, nos anos 1990.

GALERIA DE FOTOS

FICHA DO JOGO: São José 2x0 Linense

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA