NOTÍCIAS

Hélio Vieira é o novo técnico do São José

O técnico Hélio Vieira, de 57 anos, é o novo comandante do São José na sequência do Gauchão. Ele apresentou-se na manhã deste sábado no Passo d'Areia e comanda à tarde o primeiro trabalho com o grupo de jogadores, já em preparação para a partida decisiva deste domingo, diante do Juventude.
"Estou familiarizado na minha carreira com essa situação de busca de recuperação na tabela. Claro que cada clube tem suas peculiaridades, mas a minha intenção será aproveitarmos tudo o que temos de positivo e implantarmos também os meus conceitos", diz o novo comandante.
Hélio chega com o seu auxiliar, Alexandre Peixoto dos Santos, de 48 anos, com quem também esteve ao lado no seu último trabalho, a frente do Aimoré, em 2020. 
O acerto aconteceu no final da tarde desta sexta. E representa um retorno. Isso porque, em 1998, quando o Zeca ascendia no cenário estadual e dava seus primeiros passos nas competições nacionais, Hélio Vieira foi o técnico da equipe.
"Minhas lembranças do São José são as melhores possíveis", comenta.

Conversamos com Hélio Vieira na sua chegada.

Fale um pouco dos teus conceitos de futebol. Do que o Hélio Vieira não abre mão para ter uma equipe vencedora?
Hélio VIeira: Primeiro passo é entender que jogamos um campeonato que é peculiar. Que prima por mais marcação do que outras competições e, para que se tenha êxito, precisa ter isso. E a partir do momento que se retoma a posse de bola, precisa ser corajoso em relação às iniciativas de jogo. Fazer esse binômio: marcar e propor jogo com a posse de bola é a receita ideal.

Tu chegas em um momento que o clube precisa de recuperação. O que representa este desafio para ti?
Hélio Vieira: É uma situação que eu estou bastante familiarizado. Claro que cada clube e momento têm sua peculiaridade, mas vou aproveitar tudo o que se pode ter de positivo do que foi feito até o momento, e a partir daí, colocar as minhas ideias e adaptar o nosso jogo. O rendimento, o resultado e a campanha precisam tomar novo rumo.

Tu comandaste o time em um momento de crescimento, no final da década de 1990. Que lembranças tem desta época no São José?
Hélio Vieira: As minhas lembranças do São José são excelentes. O clube representou um divisor de águas na minha carreira. Era meu segundo ano como técnico profissional, e depois da boa campanha que fizemos, abriu as portas do mercado árabe pra mim. Foram cinco temporadas lá. As lembranças do clube são as melhores possíveis.

Já estiveste a frente de pelo menos 20 clubes. Em muitos deles, há depoimentos de gratidão da torcida pelo teu trabalho. Mas internamente, como é o trabalho do Hélio Vieira? Como é o vestiário do Hélio Vieira?
Hélio Vieira: Eu procuro ser o mais correto possível. Dar um tratamento igual a todos, independentemente de ser titular, reserva, jovem ou veterano. Claro que cometo erros, mas quando identifico, procuro corrigir o mais rápido possível. Se é para fazer um elogio, faço em grupo, e corrijo também, sem constranger. É pela melhora de rendimento e desempenho. Sempre procuro deixar o ambiente do vestiário o mais leve possível. Claro que a pressão no futebol existe o tempo todo, mas na nossa preparação para os jogos, o ambiente vai ser positivo.

Chega com um desafio já no dia seguinte. Que ideias tentarás passar no único treino antes da partida contra o Juventude?
Hélio Vieira: Praticamente não vai existir trabalho. Será uma conversa e a proposta que nós temos como a melhor forma de enfrentar o Juventude. Acima de tudo, neste momento vou trabalhar para facilitar o entendimento e as ações dos nossos atletas em campo. E, claro, tentar passar já algumas das minhas ideias de jogo para os atletas.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA