NOTÍCIAS

Os nossos "velhinhos" estão voando

Sabe aquele papo de que jogador com mais de 30 anos é veterano? No São José, isso é coisa do passado. Os nossos “velhinhos” estão correndo muito. Entre os jogadores que estão no clube desde o início da temporada, são justamente eles que mais jogaram neste ano. O goleiro Fábio, de 30 anos, e o lateral-direito Márcio Lima, de 31, jogaram, cada um 24 partidas. Desde o início do Brasileiro Série C, Márcio já não é o mais velho do grupo. Foi superado por Diguinho, de 36, e Luiz Eduardo, de 34. O centroavante, pelo ritmo, seguirá o mesmo caminho do papai Márcio. Disputou nove dos 10 jogos da competição até agora.
“Se o jogador tiver estrutura de trabalho, mentalidade de vencedor, boa alimentação e não tiver excessos fora de campo, dá para ter bom rendimento depois dos 30, sim”, diz o lateral.
Para se ter uma ideia, o cara corre em média 11 quilômetros por jogo. Nos trabalhos de força mantidos pelo preparador físico Martinho Inácio, também não tem moleza para este “velhinho”. Ele carrega 54 quilos no trenó.
“O trabalho da nossa comissão técnica é fundamental para me manter com bom rendimento. Tive uma melhora significativa em relação ao meu clube anterior, por exemplo. Aqui no São José, a comissão tem uma forma de trabalho e nós acreditamos nele”, avalia.
Para o técnico Rafael Jaques, o lateral é, além de peça-chave no time, exemplo para o grupo.
“É um baita profissional. Nós percebemos o cuidado dele com a profissão. Mantém a mesma intensidade todos os dias, em todos os treinamentos”, diz o comandante.
Bom, o Jaques parou de jogar aos 33. Quando era criança, lá no início das categorias de base, o Márcio Lima pensava que, aos 28, já poderia pensar em aposentadoria. Mas não parou de correr muito, e inspiração para isso não falta. Está aí o lateral Daniel Alves, capitão da Seleção, de 36 anos. E o que dizer do Cafu ou do Maicon, da mesma posição. Mas a motivação para estar em campo em todos os jogos do ano, segundo Márcio, vem de casa.
“A minha família me inspira a me cuidar sempre. Eu penso que o meu melhor em campo, reflete em algo maior para eles”, diz o pai de dois filhos.
No ranking dos que mais jogaram na temporada, Márcio Lima está empatado com o goleiro Fábio. Os dois são fominhas?
“O Fábio é mais. Se pudesse, ele cobrava até escanteio”, brinca o Márcio.
A estatística dos jogadores que mais atuaram na temporada mostra que o técnico Rafael Jaques tem a “espinha dorsal” do time consolidada. E fortalecida por praticamente todas as peças do grupo. Depois da dupla Fábio e Márcio, os que mais atuaram até agora foram o meia Rafael Tavares, com 22 jogos, o atacante Matheusinho, com 21 jogos, o lateral Dudu Mandai e o atacante Éverton Júnior, com 20, e o zagueiro Rafael Goiano, com 19 atuações desde o começo do ano.
Mas logo depois, estão o zagueiro Éverton Alemão, o volante Tiago Pedra e o atacante Tiago Pará. Ou ainda o também atacante Cláudio Maradona, que só não atuou em uma partida da Série C por suspensão.
“Isso mostra que o nosso grupo é coeso e forte. É importante termos estes atletas já habituados ao trabalho, como uma espinha dorsal, até mesmo para facilitar aos jogadores que chegam ao grupo”, diz o treinador.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA