NOTÍCIAS

Paciência é palavra de ordem para avançar no Gauchão

O torcedor ainda lembra bem das primeiras três vitórias do São José no Gauchão. Todas vieram com uma marca em comum: a paciência. Foram com gols marcados no segundo tempo, alguns até mesmo nos minutos finais dos jogos, quando o trabalho de bola e o avanço do Zeca conseguia, enfim, furar os bloqueios defensivos dos times que vinham ao Passo d'Areia. Na noite desta quinta, só a vitória interessa contra o Veranópolis para avançar às semifinais da competição, mas ela precisará ser construída com aquele maior mérito da equipe comandada por Rafael Jaques.
"Vamos enfrentar um time que se defende muito bem, mas que não virá aqui só para isso. Vem com a mesma postura que eles vêm mantendo durante toda a competição. Vão se resguardar e, assim como nós, com muito cuidado para não sofrerem gols. Nosso time precisará ter paciência. São 90 minutos para marcarmos, talvez, somente um gol. Tenho plena confiança no nosso time se o jogo for para os pênaltis. Estamos preparados se for preciso", diz o técnico.
Em Veranópolis, o placar favorável ao time da Serra foi construído na única oportunidade que tiveram de marcar gol no primeiro tempo. Antes disso, o Zeca havia construído duas claras chances de gol.
"Encontramos os espaços naquele dia, e estamos trabalhando bastante para criarmos mais uma vez as chances para fazer os gols", afirma Rafael Jaques.
Este é o primeiro Gauchão de Jaques como treinador de uma equipe profissional, e ele já tem a oportunidade de, pelo menos, igualar a melhor campanha histórica do São José, de 2016, quando o clube ficou entre os quatro melhores do Estado. Jaques chega a este momento com uma marca interessante. Desde o começo do ano passado, quando ainda comandava a equipe Sub-20, passou por cinco mata-matas. Só perdeu um. E em quatro deles saiu atrás no placar e reagiu no jogo de volta. Mesmo na ocasião em que o São José foi eliminado, nas semifinais do Gauchão Sub-20 do ano passado, o time mostrou poder de reação e venceu no Passo d'Areia.
"No mata-mata tem alguns elementos que vão além da parte tática. Muitas vezes, a dificuldade maior está na mente dos jogadores. Quando jogamos o primeiro jogo e percebemos que somos capazes de vencer, o empenho no segundo jogo cresce ainda mais. E garantir um lugar entre os quatro melhores do Estado é mérito e valorização para todos aqui. Sabemos que é um confronto entre dois times muito equilibrados e com condições de passar, mas queremos muito", garante o treinador.
Zeca e Veranópolis entram em campo às 21h30min desta quinta, no Passo. Será o último dos confrontos das quartas-de-final a definir a vaga. Não há jogadores suspensos e o zagueiro Teco é o único desfalque por lesão.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA