
Uma aula de resistência. Resistência ao adversário, que impôs um estilo bastante ofensivo desde os primeiros minutos, resistência ao calor amazônico que castiga os seus visitantes e resistência à pressão da torcida local. No final, o São José arrancou um importante ponto do Manaus na Arena da Amazônia na tarde deste domingo, pelo Brasileirão Série C. Cláudio Maradona marcou o gol de empate do Zeca ainda no primeiro tempo, depois de sair perdendo a partida.
Com o resultado, o Zeca vai a 9 pontos e fecha o final de semana no 12° lugar na tabela.
"Resultado foi muito importante, depois de uma viagem muito longa e encarando um adversário bem treinado, que vai muito bem na sua casa e é muito rápido. Este empate vai fazer uma boa diferença lá na frente", valorizou o técnico Paulo Henrique Marques ao final da partida.
Como já era de se esperar, os donos da casa partiram logo para a pressão, e aos 10 minutos, quando Fábio Rampi já havia feito uma defesa na partida, o placar foi aberto pelo Manaus com um chute de fora da área.
O São José tinha muitas dificuldades para sair do seu campo defensivo, enquanto os donos da casa seguiam insistindo no ataque. Aos 29 minutos, Fábio foi obrigado a fazer mais uma grande defesa.
O que o Manaus não contava era com a velocidade no contra-ataque do Zeca. Foi assim aos 34 minutos, quando Vini Moura recebeu pelo lado esquerdo, apostou corrida com o zagueiro e cruzou rasante para Cláudio Maradona chegar completando para o gol: 1 a 1.
O gol deu um respiro para a equipe, mas ainda não foi suficiente para derrubar o ímpeto do Manaus, que chegou com muito perigo dois minutos depois, e esbarrou na grande atuação de Fábio Rampi.
No retorno para o segundo tempo, porém, aquela energia do Manaus no primeiro tempo arrefeceu, e o Zeca passou a botar a bola no chão. Os espaços começaram a surgir. Primeiro, aos 2 minutos, Maradona arriscou de fora e o goleiro pegou. Depois, aos 19, foi Vini Moura que avançou pela esquerda e chutou fechado para uma grande defesa do goleiro.
Antes disso, porém, Fábio Rampi praticou um verdadeiro milagre ao defender uma cabeçada para o chão que tinha como destino certo o gol.
A partir da metade da segunda etapa, com o desgaste naturalmente pesando para o Zeca, Paulo Henrique Marques iniciou uma série de trocas, que deram sobretudo fôlego novo à equipe, incluindo a estreia profissional do volante inglês Zorro.
Matheus Monteiro e Thayllon também entraram na segunda etapa e, em duas oportunidades tiveram a chance de matar o jogo para o Zeca.
A equipe agora retorna a Porto Alegre e, às 11h de sábado, encara o Atlético-CE no Passo d'Areia.