NOTÍCIAS

Zeca joga bem, mas perde a vaga na Copa SP no final

Era o jogo da vida do São José na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e a gurizada entendeu o recado. Honraram a necessidade do jogo. Os comandados do técnico João Pedro Kaefer Lock fizeram, contra o Red Bull Brasil na tarde desta quarta, a melhor atuação na competição. Mas o futebol, quando decide ser cruel, não poupa ninguém. O Zeca garantia a classificação, com dois golaços do atacante Wandinho, até os 42 minutos da segunda etapa. Foi quando a equipe paulista conseguiu empatar em 2 a 2 e passou à segunda fase da competição por ter marcado um gol a mais do que o São José na primeira fase.
Logo no primeiro minuto de jogo o São José mostrou o tamanho da vontade de avançar de fase em Jundiaí Com uma marcação pressionada que sufocava a saída de jigo do Red Bull, Wandinho forçou o erro do zagueiro. Tomou-lhe a bola e chutou sem qualquer chance de defesa para fazer o 1 a 0.
Não, não era obra do acaso aquele gol. Durante todos os 45 minutos iniciais, o controle da partida foi absoluto pelo São José. E as oportunidades eram empilhadas. Aos 5 minutos, Bruno Torcato criou grande jogada e serviu ao lateral Josué, que não marcou por detalhe. Aos 25, foi Josué quem criou a oportunidade e rolou para Wandinho, mas a bola acabou chegando um pouco atrás. Ele concluiu assim mesmo e o goleiro conseguiu a defesa. Aos 33, Tcharles, cobrando falta da meia-lua, chutou forte, seco. O goleiro desviou e a bola estourou no travessão.
Quando o Red Bull tentou avançar, encontrou um contra-ataque venenoso sempre preparado. Aos 43 minutos, Gegê recebeu no final desta transição. Concluiu forte e o goleiro espalmou para fora.
A postura na segunda etapa indicava ser a mesma, mas os paulistas se jogaram ao ataque. E logo no primeiro minuto, encontraram um passe no mano a mano com o defensor do Zeca. Amarildo chutou na saída de Lorenzo e empatou em 1 a 1. O placar era suficiente para o Red Bull Brasil, mas eles deram espaços. Aos 19, o sempre esperto Wandinho aproveitou a sobra no bate-rebate na área. Acertou um chutaço de fora da área e botou o Zeca na frente outra vez: 2 a 1.
Àquela altura, a partida já não estava amarrada pelo São José, mas franca. E este acabou sendo o veneno. O jogo avançava para o final e, quando tentava segurar a bola no campo ofensivo, o atacante Luan Pimenta teve a oportunidade, mas falhou na conclusão. O goleiro pegou e já armou o contra-ataque. Outra vez, Amarildo ficou mano a mano com a zaga. O bom atacante chutou forte e cruzado. Lorenzo não alcançou e o Zeca acabou eliminado da competição.
"Caímos em um grupo da morte e encaramos. A equipe jogou muito bem no enfrentamento com três gigantes: ganhamos de um, empatamos contra um dos maiores investimentos do futebol de base no Brasil e perdemos para uma equipe de Série A, que ainda vai avançar mais nessa Copa São Paulo. Foi uma experiência importante. Para mim e para os meninos. Fica agora aquela vontade de fazermos uma grande campanha na temporada e buscarmos novamente o nosso lugar aqui. Tenho certeza que tínhamos a capacidade de avançar", diz o técnico João Pedro Kaefer Lock.
Esta foi a sexta participação do Zeca na Copinha, com a segunda melhor campanha. Em 2009, a gurizada avançou à segunda fase com seis pontos. Nesta edição, o São José conseguiu a sua quinta vitória na Copa São Paulo e, nesta quarta, o primeiro empate. 

(Imagem: Thiago Batista/Esporte Jundiaí)

FICHA DO JOGO: Red Bull Brasil 2x2 São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA