NOTÍCIAS

"Para sair dessa fase, a solução é trabalhar", diz Jaques

O São José inicia nesta terça uma semana inteira de treinamentos preparativos para a próxima rodada no Gauchão, domingo, contra o São Paulo, no Passo d'Areia. Uma vitória representará a classificação antecipada à segunda fase da competição. Mais do que isso. O objetivo no Passo é chutar para longe a má fase. A derrota contra o Brasil, em Pelotas, no último domingo, marcou o quarto jogo em sequência sem vencer _ o terceiro sem sequer marcar gols. Foram dois pontos conquistados em 12 possíveis. 
Nesta terça, o jogadores que não atuaram em Pelotas fazem um jogo-treino contra o Aimoré, no Passo d'Areia, às 16h. Para os que jogaram domingo, o dia será de trabalho regenerativo, depois da folga na segunda-feira. No restante da semana, o técnico Rafael Jaques promete muito trabalho e também diálogo com o grupo de jogadores. 
Jaques conversou conosco sobre o momento no Gauchão e a necessidade de reação.

Neste domingo, mais uma vez, o time não fez uma partida taticamente ruim. O que está faltando para os resultados voltarem?
A bola não está entrando. EStamos passando por uma fase ruim, e para sair dessa fase, a solução é trabalhar cada vez mais. Nesses últimos quatro jogos sem vitória, acredito que estivemos bem abaixo do que gostaríamos na partida contra o Avenida. Nas demais, de alguma maneira o nosso time conseguiu avançar, criar espaços, marcar adiantado e ter finalizações, mas estamos falhando no momento de definir. Temos que trabalhar com a cabeça tranquila, tirar o peso dos jogadores. Tenho certeza de que quando voltarmos a acertar as finalizações, as vitórias retornam.

Essa sequência de resultados incomoda?
Sem dúvida. Todos no vestiário estão se cobrando muito, entre os jogadores e entre nós da comissão técnica. Nós precisamos reagir e sabemos que teremos um próximo jogo difícil pela frente, no domingo. Se eles precisam vencer, nós também. Vai ser difícil para os dois times.

O Zeca volta a ter uma semana para treinar e terá uma sequência de dois jogos em casa importantes para garantir a classificação. Como tu pretendes usar este tempo?
Vai ser importante para trabalhar bastante, porque sabemos do potencial de todos aqui. Será um período bom para treinamento, mas também para reforçarmos o nosso sentimento em relação a este grupo de jogadores. Eles têm toda a nossa confiança e já mostraram que são um grupo forte. Isso não está abalado.

São três jogos para o final da primeira fase e o São José só depende de si para garantir até mesmo um lugar entre os quatro primeiros para a próxima fase. Como tu avalias essa sequência de jogos?
É difícil, porque muitas vezes é mais complicado enfrentar um time precisando fugir do rebaixamento do que um brigando por classificação. Mas a sequência até o fim da primeira fase é difícil para todos. São confrontos muito parelhos e complicados, porque neste momento da competição todo mundo está buscando um objetivo muito próximo. Vamos trabalhar bastante. O importante é termos consciência do valor de cada um. Sigo acreditando muito no nosso grupo.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA