NOTÍCIAS

São José fecha pré-temporada com vitória na Serra

Com uma atuação segura mesmo longe do Passo d'Areia, o São José fechou a pré-temporada com mais uma vitória. Jogando no Estádio Centenário, o Zeca fez 1 a 0 no Caxias, com um golaço do centroavante Porcellis, cobrando falta no ângulo aos 25 minutos de jogo. Agora, resta uma semana até a estreia no Gauchão, com o clássico Ze-Cruz no Passo d'Areia.
"Acredito que o que falta ao time agora é aquilo que vamos adquirir com o jogo valendo mesmo, que acaba com a ansiedade. Aí sim, aquele acerto na conclusão, no último passe, ganham mais precisão", avalia o técnico Rafael Jaques.
Jogos no Centenário são sempre um prenúncio de que é preciso ter a defesa sempre atenta para a esperada pressão do time da casa. E o Caxias até arriscou seguir a sua característica nos primeiros minutos. Encontraram a dupla Teco e Rafael Goiano, e ainda o escudeiro da defesa, Everton Alemão, agora na função de volante, seguros. Bastaram 15 minutos para que o maestro Clayton controlasse o jogo e passasse a ditar o seu ritmo.
O Zeca trocava passes e avançava sobre o campo adversário. Aos 23, Dudu Mandai cobrou falta próximo da área e acertou a trave. Na sobra, Matheuzinho cruzou para Márcio Jonatan quase marcar. Dois minutos depois, após nnova combinação de passes liderada pelo meia Clayton, outra falta perto da área. Desta vez, Porcellis cobrou com perfeição para fazer o 1 a 0.
Se os donos da casa já estavam acuados, após o gol não tiveram qualquer reação. E o São José seguiu criando chances de ampliar. A melhor delas, outra vez com Márcio Jonatan, aos 45 minutos. A bola passou perto.
Na segunda etapa, o cenário até alterou um pouco. O Caxias insistia na base da força e conseguia criar uma série de esscanteios. Em um deles, aos 13 minutos, Rafael Goiano acabou cometendo pênalti. Pior para o Caxias. A cobrança foi no travessão. E aí, como costuma acontecer nos amistosos, Jaques iniciou as trocas e o ataque do Zeca renovou fôlego.
Enquanto a equipe da casa tentava pressionar, cada saída para o ataque do Zeca era uma chance de ampliar o marcador. Aos 25, Kelvin, que havia entrado no lugar de Matheuzinho, acertou a trave. Cinco minutos depois, Tiago Pedra, que substituiu Everton Alemão, soltou a bomba de dentro da área. O goleiro salvou no canto. Na sequência, Goiano apanhou a sobra e quase marcou.
A partida se encaminhou para o final sem maiores riscos para a defesa do Zeca.
"Foi uma boa atuação. TIvemos sempre recurso com o jogo curto,apoiado, nas tentativas de pressão do adversário. E quando não tivemos a bola, marcamos pressionado o tempo inteiro. Criamos muito boas oportunidades e em nenhum momento apelamos para o balão desordenado. É o que queremos apresentar na competição", diz Jaques.
A equipe volta a treinar na tarde desta quinta, no Passo d'Areia. A estreia no Gauchão está marcada para às 20h30min de quarta, dia 17.

(Imagem: Jornal Pioneiro)

FICHA DO JOGO: Caxias 0x1 São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA