NOTÍCIAS

São José no topo das categorias de base do RS

Onde tem São José em campo, tem líder jogando. Nesta semana, um momento histórico foi confirmado na trajetória das categorias de base. O Zeca lidera as três competições da base organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol que o clube disputa: o Gauchão Sub-15, na Copa Metropolitana Sub-17 e na Copa FGF Sub-19.
"Em 12 anos trabalhando no São José, eu nunca vi uma situação como essa. É muito gratificante para quem planejou esse momento. Nada é por acaso. É resultado da metodologia de trabalho que aplicamos aqui no clube. Hoje, um menino do Sub-15 treina seguindo a mesma filosofia de jogo de um atleta do profissional. É uma continuidade que se dá entre os atletas e entre os profissionais que comandam isso tudo", explica o diretor das categorias de base do São José, Niltom Batista.
Atualmente, 100 atletas formam somente as equipes competitivas das três categorias. E há ainda os times-pilotos em todas as categorias, que servem para a observação de mais talentos. É o caso, por exemplo, do atacante João Vitor. Jogando pelo piloto da categoria Sub-17, ele foi observado pelo técnico Manu Corrêa. Agora, está no time que lidera a competição da categoria, de maneira invicta.
"E a procura do clube é cada vez maior. Todas as semanas temos de cinco a seis atletas fazendo testes em cada uma das categorias", conta o diretor.
Quem passou por todas essas etapas da formação no Zeca e hoje conquista seu espaço na equipe profissional é o zagueiro Bruno Jesus. Hoje com 20 anos, ele chegou no São José quando ainda era Sub-12.
"Era um momento difícil, porque eu era muito novo e já tinha uma decepção. Tinha saído do Grêmio. Mas fui muito bem acolhido aqui no clube, que sempre acreditou no meu potencial e me ensinou a nunca parar, nunca desistir", diz o zagueiro.
Trajetórias como a do Bruno Jesus são cada vez mais comuns no Zeca. Hoje, 90% dos elencos da Sub-15 e Sub-17 vieram das escolinhas do clube.
Pudera. Quem está no comando, literalmente, já rodou por todos os vestiários do Passo d'Areia. A partir do profissional, Rafael Jaques, atual treinador, já comandou o Sub-15 e o Sub-20. Já o João Pedro Kaefer Lock, treinador do Sub-20, que atualmente disputa a competição para jogadores até 19 anos, da FGF, além de ter sido auxiliar dos profissionais, foi papa-títulos no comando da gurizada do Sub-10 e Sub-11. 
No Sub-17, um velho conhecido do clube, Manu Corrêa, que já havia treinado o Sub-20 e chegado à semifinal do Gauchão da categoria, além de ter comandado até mesmo o time profissional do São José na década passada, retornou depois de dez anos com a missão árdua de reerguer os meninos do Sub-17 depois de um estadual decepcionante. E tem conseguido. 
Já no comando do time Sub-15, o São José tem o maior conquistador de títulos da categoria de base do clube. Rodrigo Santos da Silva já treinou todas as categorias desde o Sub-10. Agora, conduz o Zeca em uma histórica liderança na segunda fase do Gauchão, tendo nada menos do que o Internacional no mesmo grupo.
Os nomes à frente dos times, segundo Niltom Batista, são resultado da principal aposta na base do clube: a continuidade. E essa continuidade representa transmissão de conceitos. O principal deles, Bruno Jesus carrega consigo:
"Este é um clube formador, sim. Mas é principalmente um clube vencedor. Quem veste essa camisa, assume esse compromisso", ensina o zagueiro.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA