NOTÍCIAS

Zeca conquista a primeira vitória no Gauchão

Imagine o roteiro de um filme daqueles bem tensos, que mantem a atenção do espectador a qualquer movimento. Daqueles que, em certo momento, quando parecem que vão se resolver para o herói, são cortados por uma trilha assustadora. Parece ser o fim do herói. E é apenas o início da sua arrancada. Eram 39 minutos do primeiro tempo quando o atacante Saldanha, do Passo Fundo, caminhou para chutar a bola na marca do pênalti. Tinha diante de si o goleiro Fábio, parado, extremamente fixado na cobrança. Saldanha chutou, Fábio saltou. E aquela música de suspense parou. No silêncio, o goleiro saltou sobre a bola, e a encaixou. Ali, naquele momento em que trilha sonora passa ao tom épico, era o São José quem despertava para a tão procurada, batalhada e perseguida primeira vitória no Gauchão 2017. E aí, quem brilhou foi o meia Rafinha. Marcou duas vezes no segundo tempo para decretar o 2 a 0 no Estádio Vermelhão da Serra.
O jogo de Passo Fundo repetia algo que o torcedor já havia visto nas partidas anteriores. Mesmo jogando fora de casa, e contra um adversário que precisava vencer para também escapar da ponta de baixo da tabela, quem controlou o jogo rapidamente foram os comandados do técnico China Balbino. Aos 17 minutos, em jogada tramada entre Rafinha, Dudu Mandai e Jô, o cruzamento encontrou a cabeça do centroavante Paulinho. Ele testou para o canto. Mas o goleiro fez uma grande defesa. O Zeca seguia rondando a área do Passo Fundo e, aos 29, novamente Paulinho teve a chance em um lançamento. Dessa vez, o goleiro Gustavo Silva chegou à bola antes dele.
O PÊNALTI - Quando o Passo Fundo parecia controlado, por pouco não aconteceu o castigo ao São José. Foi quando a bola bateu na mão do volante Felipe Guedes na área e o árbitro marcou o pênalti. Não, o domingo não era dia de castigo. Era dia de provação. Fábio defendeu e determinou o moral que levaria os dois times para o segundo tempo.
Os donos da casa ensaiaram uma pressão no início da etapa final. Aos 9, o lateral-esquerdo Dudu Mandai salvou sobre a linha. Era mais um sinal de que o dia era de São José. O controle da partida logo voltou aos pés do time de China Balbino. Com extrema calma, a dupla Wagner e Claudinho trancou as portas da área e o meio-campo passou a ditar o ritmo da partida. E as chances voltaram a aparecer. Dessa vez, bem mais concretas.
Paulinho teve a sua terceira oportunidade aos 13 do segundo tempo, ao receber cara a cara com o goleiro, que salvou mais uma vez. Na sequência, Claudinho cabeceou perto do gol na cobrança de escanteio.
A VITÓRIA - Depois de duas importantes defesas do goleiro Gustavo Silva, aos 19 minutos Rafinha recebeu por trás da defesa adversária em grande jogada de Felipe Guedes. Ele ainda teve a tranquilidade para escolher o canto e deslocar do goleiro, abrindo o placar.
O gol tranquilizou ainda mais o time. E desestabilizou o Passo Fundo. Aos 22, Rafinha apareceu livre mais uma vez, e o goleiro fez outra defesa. O jogo foi definido aos 30 minutos, quando zagueiro Sosa, do Passo Fundo espanou errado de cabeça. Entregou para Rafinha, que concluiu de primeira para um golaço. O 2 a 0 e a vitória garantida.
ESTREIAS - A partida de Passo Fundo ainda marcaria em seus 15 minutos finais as oportunidades para China Balbino observar dois estreantes neste Gauchão. Primeiro, o volante Alberto _ que não fazia uma partida oficial desde fevereiro do ano passado, quando sofreu grave lesão _ substituiu Paulinho. Depois, Anderson Canhoto entrou no lugar de Clayton. Márcio Jonatan também jogou alguns minutos, substituindo Carlos Eduardo.
Com a vitória, o Zeca chegou aos 7 pontos _ três acima da zona de rebaixamento _, na 10ª colocação, mas com a mesma pontuação do Brasil, de Pelotas, que hoje ficaria com a última vaga na próxima fase. O próximo adversário seráa o próprio Brasil, no Estádio Passo d'Areia. A partida, mais uma vez considerada decisiva, está marcada para a segunda-feira, dia 20 de março.

(Imagem: Jornal O Nacional)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA