NOTÍCIAS

China busca inspiração em Tite para iniciar a reação

Seis jogos no Gauchão, e mais um na Copa do Brasil. Duas derrotas e cinco empates. Algumas atuações esperançosas, mas a "zica" insistia em perseguir e as vitórias não vingavam. Muitas noites de sono foram perdidas por China Balbino tentando diagnosticar o problema. Era um questionamento que o perseguia no cube, em casa, na faculdade, Onde estivesse. Foi na longa estrada para Passo Fundo que veio o alento, de nada menos do que Tite, o técnico da Seleção Brasileira. E, para o China, foi uma das chaves que o ajudou a levar o time a começar a mudança de momento neste Gauchão.
"O livro do Tite foi um presente de um grande amigo, e me ajudou muito a ter uma visão diferente de um momento que, aqui no São José, era novo para mim. Mas eu destaco que não fui eu que busquei essa vitória. Fomos todos nós. Esses jogadores estão, e sempre estiveram, trabalhando muito para isso", valoriza o treinador.
Ele se refere ao livro "Tite", lançado em 2014, que conta a trajetória do gaúcho hoje considerado um dos melhores técnicos do Brasil. A passagem que inspirou China Balbino era justamente o fundo do poço do Corinthians comandado pelo atual comandante da Seleção. Depois da derrota para o Tolima, na Colômbia, na pré-Libertadores, o mundo ao redor de TIte desabou. A volta para o Brasil foi cercada de tensão, com jogadores e comissão técnica escondidos da torcida. No Centro de Treinamento, os nomes do treinador e de astros como Ronaldo e Roberto Carlos estavam pichados nos muros. Eles seriam "expulsos" pelo torcedor.
RETOMADA - A retomada começou com a confiança. Ao invés de seguir o desejo da torcida, o presidente bancou a permanência do treinador. Mas o grupo de jogadores já não seria o mesmo. Houve uma debandada.
"Foi um momento em que o Tite precisou repensar todos os seus métodos, toda a forma como vinha trabalhando e abordando os jogadores. Era um momento de reflexão, com ele mesmo, para encontrar onde estava o problema. Essas últimas semanas têm sido assim. De quebrar a cabeça mesmo para encontrar soluções criativas e tirar o melhor de jogadores que, eu sei, têm muito potencial", conta China Balbino.
Foi aí que o caminho de TIte rumo à Seleção Brasileira começou a ser trilhado de vez. Conseguiu reformular o seu time, e literalmente fazer os jogadores "comprarem" as suas ideias. O lema, bem simples, que o acompanha atualmente entre os melhores jogadores do país: "joga quem está bem e acredita na proposta".
CONSELHO - Para complementar, uma troca de mensagens com Cléber Xavier, auxiliar de TIte e ex-treinador de China Balbino nos tempos de jogador, transmitiu mais segurança para o jogo crucial de Passo Fundo.
"Ele me aconselhou, lembrou que nesse tipo de momento é fundamental manter a calma, fazer com que todos no grupo de jogadores olhem na mesma direção e eliminar de vez o individualismo. Sem esse de pensar no 'eu'", resume o comandante do Zeca.
No momento da palestra para os jogadores, ele extravazou.
"Mudei toda a minha palestra. Eu senti que poderia ser uma das coisas que eu precisava fazer de diferente. Não por mim, mas para valorizar o trabalho desses jogadores", lembra o treinador.
A primeira vitória veio no Vermelhão da Serra. E quem disse que o China está satisfeito?
"Nada disso. O momento ainda é complicado, mas vou seguir levando comigo essas lições de um grande profissional como o Tite. Acho que estou aprendendo essa lição", conlui.

(Imagem: Divulgação/São José)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA