NOTÍCIAS

Zeca vence em Ijuí e decidirá as quartas no Passo

Era difícil? Claro. Todo o cenário em Ijuí se desenhava como complicado para que o São José voltasse do norte do Estado com um lugar na segunda fase do Gauchão, depois da derrota em casa na última quinta. Mas, logo após aquela partida, na entrevista coletiva, o técnico Rafael Jaques lembrou: 
"Este time é acostumado a decisões, tenho certeza que vai crescer com isso".
O que se viu na tarde deste domingo, no Estádio 19 de Outubro, foi uma equipe madura e muito superior ao adversário. Depois de 15 minutos iniciais de presssão do São Luiz, inclusive com a abertura do placar com o centroavante Michel, o Zeca tomou o controle da partida e construiu a virada, com gols do artilheiro Éverton Alemão, de cabeça, ainda no primeiro tempo, e de Rafinha, um golaço olímpico, nos minutos finais do jogo. Com o 2 a 1, o São José chegou aos 17 pontos e cinco vitórias. Mesmo número de pontos que o Veranópolis, mas com uma vitória a mais, o que colocou o São José no G4, como quarto lugar. Nas quartas-de-finais, o Zeca encara o time da Serra, que terminou a primeira fase na quinta colocação.
"Foi o jogo da maturidade. Nossa equipe não se abalou nem com um gol sofrido logo no começo do jogo. Os jogadores seguiram executando o que havíamos planejado, com muita maturidade", elogia o técnico.
É que a arrancada do jogo foi completamente aberta. Primeiro, Clayton e Kelvin tramaram na intermediária e serviram a Márcio Jonatan, que não conseguiu concluir. O problema é que, no lance seguinte, o Sao Luiz avançou pela esquerda e a bola chegou ao centroavante Michel. Ele furou na primeira tentativa, com isso, vencendo Rafael Goiano e Fábio. Michel finalmente acertou a bola e abriu o placar logo aos 7 minutos.
O gol poderia abalar o time, mas foi só um susto. Em pouco tempo, a iniciativa passou a ser toda do São José, mas sem pressa. Era um controle que avançava à medida em que os minutos também se adiantavam. As oportunidades surgiam.
Primeiro, aos 14 minutos Márcio Jonatan experimentou de fora da área. No minuto seguinte, foi a vez de Kelvin. Fábio ainda fez uma grande defesa aos 17 minutos. Finalmente, aos 24 minutos, Clayton cobrou falta levantando a bola na área. O artilheiro Éverton Aemão subiu sozinho e só teve o trabalho de testar para as redes: 1 a 1. Na sequência, Márcio Jonatan teve a chance de virar o placar, mas a bola passou raspando.
O Zeca foi para o intervalo com um empate que já garantia um lugar na segunda fase. Até aquele momento, o São José estava em sétimo lugar. Quando a bola começou a rolar na segunda etapa, ficou claro que os comandados de Rafael Jaques não estavam satisfeitos com aquele placar.
Logo aos 6 minutos, Kelvin livrou-se da marcaçao e cutou cruzado. Passou muito perto. Aos 23, outra vez o atacante apareceu na cara do gol em um contra-ataque. Tentou o ângulo e por muito pouco não acertou. 
O técnico Rafael Jaques sabia que o domínio da partida poderia aparecer no placar. Sacou Clayton, bastante desgastado depois de uma grande primeira etapa, e entrou Rafinha na partida. Depois, Matheusinho daria lugar a Marcel e Tiago Pedra a João Pedro. 
E aí, aos 38, Rafinha não marcou por detalhe. O goleiro espalmou para escanteio. Na cobrança, o próprio Rafinha determinou o placar final do jogo, aos 40 minutos. Cobrou escanteio venenoso e o goleiro soqueou para a própria rede: gol olímpico, virada e G4 do Gauchão garantido.
A delegação chega a Porto Alegre na madrugada desta segunda. O grupo se reapresenta já às 16h. O técnico Rafael Jaques ainda avalia o time que mandará a campo na quarta, às 19h30min, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, na segunda partida decisiva pela Recopa Gaúcha. No primeiro confronto, deu São José 2 a 1. Um empate garantirá o título.

FICHA DO JOGO: São Luiz 1x2 São José

(Imgem: Lucas Dornelles/EC São Luiz)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA